quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Viver na bolha...

(Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,11964198,00.jpg&imgrefurl=http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL190136-6091,00-BRITANICO%2BBOTA%2BPESSOAS%2BEM%2BBOLHA%2BDE%2BSABAO%2BE%2BBATE%2BRECORDE.html&usg=__MhlgDZsfSjKyGA-slw_-th4aMeQ=&h=424&w=595&sz=44&hl=pt-br&start=0&sig2=S03RBOQK8JOAcY8pL7zrrg&zoom=1&tbnid=L5k8jyD0_a_PTM:&tbnh=139&tbnw=195&ei=wnTkTIWDG8HqOZzDgZMB&prev=/images%3Fq%3DPessoas%2Bna%2Bbolha%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1024%26bih%3D572%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=320&oei=wnTkTIWDG8HqOZzDgZMB&esq=1&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=126&ty=93)


Assistindo ao documentário “Pro dia nascer feliz”, onde são apresentadas realidades diferentes entre Nordeste, Rio de Janeiro e São Paulo, levantei alguns questionamentos em minha mente.
Principalemte quando aparece a discussão no Colégio Santa Cruz – São Paulo, as meninas que vivem na “bolha” falando sobre o capitalismo e pobreza. Me senti participante dessa realidade e daquelas falas, assim como elas, também cresci dentro da “bolha” . E pensava da mesma forma, não tenho culpa de ter nascido nessa família economicamente favorecida.
Meu pai sempre foi do comércio e minha mãe professora e diretora da Rede pública de Santo André, sempre estava com eles e acompanhei visualizando diiversas realidades que me faziam refletir.
A relação poder-exploração sempre foi algo que me chamou a atenção, o descaso com a periferia, o favorecimento da região central, tenho isso muito claro em minha mente. Vivi durante 05 anos a realidade de uma Escola Municipal do Jardim Santo André, região perfiférica, cercada de bocas de tráfico, escola abarrotada de alunos e a verba e/ou materiais enviados pela prefeitura era o mínimo possível. Porém uma escola central, do bairro Jardim, poucos alunos, cercada por prédios de luxo, recebi excesso de material sem necessidade. Mais uma vez fica clara, a relação de diferenças de classes, o favorecimento de interesses. Como apresentado no documentário, relações gritantes poder-exploração.
Por mais parte da bolha que fizesse, aprendi vivenciando essas relações...
Autora: Mariana Manini

Nenhum comentário:

Postar um comentário